Notícias



AS ESTRATÉGIAS TRIBUTÁRIAS PARA EMPRESAS DO E-COMMERCE E MARKETPLACE

07/06/2022

As empresas do e-commerce vêm crescendo muito nos últimos anos no Brasil, principalmente, nos dois últimos anos, quando as empresas foram obrigadas a se reinventar e entrar no mercado digital devido a pandemia da Covid-19.

No entanto, essas empresas tiveram que readequar seu negócio de forma muito rápida, não tendo tempo de realizar uma preparação na gestão, principalmente na parte tributária, passando a sofrer com a diferença de carga tributária pela mudança de operação e, muitas vezes, pagando impostos, sem saber se deve ou não pagar, ou simplesmente deixando de pagar, correndo risco de um passivo tributário futuro.

Geralmente, as empresas do e-commerce têm por sua característica ter poucos funcionários. O início da jornada de uma empresa desse segmento não inicia, geralmente, pelo próprio e-commerce e sim pelo marketplace, que nada mais é do que um shopping virtual que várias empresas e marcas hospedam seus produtos para vendas.
Essa estratégia serve para realizar a validação de mercado, antes da criação do seu próprio e-commerce (portal próprio), que terá um investimento maior com marketing, publicidade, gestão e logística.

No marketplace, um percentual das vendas é destinado ao portal que o produto está hospedado, ficando a critério da empresa detentora do produto realizar a entrega da mercadoria, ou também optar pela logística da empresa de marketplace, como é o caso do Mercado Livre.

O fato é que o empreendedor, quando hospeda seus produtos em um marketplace, deve seguir as regras estipuladas pelo portal, devendo ser uma operação 100% correta perante o fisco. Em outras palavras, sempre com a emissão de nota fiscal.

Fato esse, que vem gerando uma dor de cabeça nos empreendedores sem muito conhecimento tributário, pois as empresas com seu aumento de faturamento, muitas vezes, acabam ultrapassando o limite do Simples Nacional, devendo ser enquadrada em outro regime tributário, presumido ou real, ficando perdidos de como operar daquele momento em diante.


Mais Notícias


Mostrando 1 - 12. Total de 570 em 48 página(s).


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Contato

48.3533.4505


Av. Papa João XXIII, nº 823 - Parque das Avenidas - Sombrio/SC


Política de Privacidade

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Contábil Contabilidade